Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho

Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho

Médico orienta como evitar.

As doenças psicológicas fazem parte cada vez mais da vida das pessoas. Boa parte delas tem se tornado mais abrangente por causa da ligação com o ambiente profissional. Dentre todas, a ansiedade se destaca, principalmente por derivar de muitos estímulos. Profissionais se sentem pressionados e inseguros em diversas situações, o que possibilita o surgimento da ansiedade. Mas há como evitar que ela apareça?

 

Atitudes da gestão que atrapalham o rendimento do grupo
Os sentimentos que mais causam a ansiedade nos trabalhadores são a incerteza acerca do futuro e a falta de transparência da gestão sobre o posicionamento estratégico.

Pressionar o grupo sem que haja limites estabelecidos para cobranças, não negociar prazos e exigir produtividade sem planejamento também afetam o comportamento das pessoas. Planejamento, transparência e limites bem estabelecidos no que tange ao volume de trabalho e às cobranças são as melhores armas para evitar a ansiedade no grupo.

Quando a ansiedade surge pelo excesso de cobrança ou pelo excesso de trabalho, um bom processo de autogestão por parte do profissional pode ajudar bastante. Se, de fato, for constatada uma sobrecarga, uma conversa franca e com bons argumentos com o chefe pode resolver o problema.

No entanto, existem causas da ansiedade que não partem da gestão. Quando, por exemplo, o profissional foca em uma fórmula pronta de sucesso, baseada no sucesso de terceiros, ele pode se tornar ansioso ao notar que o que funcionou para uma pessoa pode não funcionar para ele.

Outro passo curto para a ansiedade é a falta de preparo ou a estagnação profissional. Quando o profissional se sente inseguro ou despreparado para lidar com as demandas e os desafios, a melhor atitude é investir no desenvolvimento de competências. Afinal, a segurança passa diretamente pelo preparo.

É importante, além de tudo, que o trabalhador paute as próprias atitudes em valores, ética e nos próprios objetivos de vida. Quando se tem um plano embasado, fica mais difícil se perder.

Existem muitos caminhos para evitar que a ansiedade atinja o ambiente profissional e comprometa a produtividade e a qualidade do trabalho realizado. O que eles têm em comum, no entanto, é a dependência de uma associação dos interesses da empresa e do profissional. A colaboração precisa ser mútua. Com jogo aberto e um trabalho feito com esforço e qualidade, a ansiedade tem muito menos chance de surgir.

 

O médico Renato Igino dos Santos orienta:

Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho?
Primeiro não gerar ansiedade com mudanças de cargo, turno de trabalho, entre outros.

A ansiedade, em termos genéricos, tem várias fontes externas e internas ligadas ao indivíduo. As internas são colocadas como a forma de percepção que a própria pessoa encara as diversas situações na vida, o senso de urgência, o respeito ou não de seu ritmo, são formas de causar espontaneamente a ansiedade. Na vida pessoal, o contexto familiar e social do indivíduo tem influência no seu dia a dia. Aspectos de moradia, locomoção, doenças em entes queridos, atividades sociais saudáveis, endividamento. Já no trabalho temos o contexto atual de retração da atividade econômica gerando a possibilidade de demissão.

 

A ansiedade pode levar o trabalhador a desenvolver outros tipos de doenças? Quais?
Depressão, transtorno no ciclo de vigília-sono, transtorno de adaptação, transtorno misto ansioso depressivo. Todas essas mudanças pioram o estado de percepção da pessoa e comprometem sua performance, complicando ainda mais o relacionamento no trabalho.

Quais são as situações mais comuns que podem levar um trabalhador a desenvolver um quadro de ansiedade?
Em qualquer chefia onde não há compartilhamento de atividades e de resultados como:

Eu sempre acerto, vocês erraram sempre.

Manda quem pode e obedece que tem juízo.

 

O que fazer para não se sentir ansioso?
Meditar todos os dias, de preferência, ao final da jornada de trabalho.